quarta-feira, 31 de março de 2010

Filipa Gonçalves: “Consegui uma vagina perfeita”












"Se morrer, morro feliz". Era o pensamento constante de Filipa Gonçalves, na altura ainda com a identidade de Paulo, quando se preparava para mudar de sexo, em 1999. É precisamente esta história que a manequim relata na sua biografia – ‘Absolutamente Mulher’ – a ser lançada no próximo dia 5 de Abril.
A operação de mudança de sexo não correu bem, mas Filipa não desistiu. Sucederam-se inúmeras intervenções, até que em 2004 o sonho tornou-se realidade. "Em Portugal senti-me cobaia. Na Suíça reconstruíram tudo o que estava errado. Acabaram-se os problemas de saúde e consegui finalmente ter uma vagina perfeita", revela ao CM.
O objectivo do livro é simples: "Mostrar às pessoas que o mais importante é sentirmo-nos bem, que nunca devemos desistir". Foi isso que sempre fez, desde que começou a perceber que algo de errado se passava consigo.
"Desde os três anos que percebi que era diferente dos outros meninos. Só gostava de brincar com bonecas. Quando ia à casa de banho fazia sempre chichi sentada e quando a minha mãe me dava banho a minha brincadeira era tentar esconder a pilinha", recorda. "Hoje sinto que a luta valeu a pena. Sinto-me livre."

Um comentário: